Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

01/04/2022

7 dicas de como se preparar para viagens de longa distância

Na Estrada

Viagens longas são na maioria das vezes oportunidades de melhores fretes, mas uma série de fatores podem tornar a viagem difícil, cansativa e cheia de problemas. Pensando nisso, preparamos 7 dicas essenciais para que o caminhoneiro faça uma viagem longa e mais prazerosa.

 

1 – Inspecione o caminhão

A verificação geral do caminhão é essencial para evitar problemas durante a viagem.

As condições dos pneus, inclusive estepe, nível de fluídos, filtros, parte elétrica e freios, inclusive barulhos ou comportamentos diferentes no veículo, devem ser verificados.

Para finalizar, abasteça o veículo e faça uma boa limpeza na cabine.

 

2 – Planeje o itinerário

Consultar o itinerário antes de partir é essencial.

O planejamento das paradas para abastecer, alimentar-se, descansar e ir ao banheiro, devem ocorrer para se evitar para em locais perigosos e sem estrutura.

Com o conhecimento da autonomia do veículo, o planejamento do itinerário auxilia nas escolhas de quais postos de gasolina parar, garantindo paradas seguras, combustíveis de sua confiança e uma viagem mais rápida para a realização da descarga do frete.

 

3 – Verifique a documentação

Se mantenha sempre atento à documentação do motorista e do caminhão para evitar problemas com fiscalização.

Porte sempre sua CNH regularizada, certificados de cursos de carga se o frete necessitar, além da documentação do caminhão e da carga em ordem.

 

4 – Averigue a carga

Nunca se esqueça de conferir e arrumar da melhor maneira a carga que vai transportar. A responsabilidade de fazer a carga chegar em perfeito estado é do caminhoneiro.

Distribua o peso da carga por toda a carroceria, sempre lembrando que os itens mais pesados devem ficar por baixo para evitar a movimentação indesejada.

 

5 – Cuide da alimentação

Um dos principais cuidados durante uma longa viagem é a alimentação do motorista.

Pelo fato de ficar vários dias longe de casa, o motorista deve planejar o itinerário para verificar se na rota existirão restaurantes com comida de qualidade.

Se o motorista quiser fazer sua própria comida, ele deve investir em uma estrutura mínima com fogareiro, mini geladeira, panela, talheres, água e material para limpeza.

Não se esqueça de levar os mantimentos e mantenha os itens frescos e bem condicionados.

 

6 – Seja precavido

Na estrada, imprevistos podem acontecer, por isso não se esqueça do kit de ferramentas, lâmpadas reservas e uma maleta de primeiros socorros, inclusive com os remédios que você costuma tomar.

 

7 – Não caia no tédio

Todos sabemos que o tédio faz com que a viagem pareça mais longa e demorada do que realmente é, por isso se precipite e prepare uma playlist das músicas que você mais gosta para ouvir durante a jornada.

Uma televisão portátil na cabine para assistir quando fizer paradas também é uma boa pedida.

Realize paradas periódicas para esticar e alongar o corpo, lavar o rosto, tomar um café e relaxar um pouco.

Se estiver muito cansado, não tente seguir viagem. Respeite os limites do seu corpo e encontre um local seguro para dormir e reabastecer as energias.

 

Estas são as dicas para se ter uma viagem segura e agradável. Tem alguma dica para melhorar a viagem?

Deixe nos comentários e ajude os amigos da boléia.

Voltar