Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

01/06/2022

Atitudes para melhorar a vida útil da bateria do caminhão

Curiosidades

Você sabia que dá para aumentar o aproveitamento da bateria do seu caminhão com apenas alguns cuidados no dia a dia?

Veja aqui como aproveitar melhor a bateria com pequenas mudanças de hábito.

 

Como saber se a bateria está acabando?

• Problema na partida

A forma mais clara de saber, é quando há falhas ou dificuldades na partida do caminhão, por isso este é um bom lugar para começar a olhar.

A única maneira de ter certeza e confirmar que a bateria está com a sua vida útil no fim, é utilizando o densímetro. Com ele você mede a corrente elétrica e verifica se o valor está abaixo do padrão estipulado pelo fabricante, efetuando então a troca da bateria.

 

Como aumentar a vida útil da bateria do caminhão?

Não ligar outros equipamentos antes da partida.

Na hora da partida, a bateria sofre um pico de descarga de energia, e cada aparelho ligado aumenta ainda mais esse pico. Portanto evite ligar outras coisas nesse momento, evitando picos de energia desnecessários da bateria.

 

 

Desconectar a bateria em longas paradas

Se o caminhão ficar dias sem dar partida, a melhor opção é desconectar a bateria do veículo, pois mesmo com o veículo desligado, equipamentos e acessórios drenam pouco a pouco a eletricidade e isso por vários dias podem descarregar a bateria.

 

Cuidado com acessórios

A vida útil da bateria de está diretamente ligada aos tipos de acessórios e componentes ligados ao veículo. Luzes extras, rádios, acendedores de cigarro, entre outros podem drenar mais energia do que deveriam.

Voltar