Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

02/12/2019

Como surgiram as famosas frases de para-choque?

Curiosidades

Como surgiram as famosas frases de para-choque?

 

Quem nunca ouviu a frase “Não me segue, pois estou perdido”? Muitas falas como essa foram transformadas em ditados populares depois de viajarem pelo Brasil como uma frase de para-choque de caminhão. Parece brincadeira? Pois não é!

Mesmo sem serem muito populares hoje em dia, esses ditos começaram a marcar presença na internet, seja como uma frase inspiradora, humorada, religiosa entre outros temas. Nos caminhões, possuem características básicas: não é muito longa (pois deve caber no para-choque) e as letras devem ser razoavelmente grandes (para serem vistas pelas pessoas).

 

Ficou curioso em saber como elas surgiram? Então, continue lendo este post e descubra!

A origem das frases de caminhão

Na década de 50 surgiram os primeiros registros das frases de caminhão no Brasil. As letras eram desenhadas uma a uma no estilo filateado, forma de pintar de origem argentina que data do século XIX. Enfeitavam as carroças, inicialmente, e com o tempo passaram a ilustrar os caminhões e brutos da Argentina.

Como nossos vizinhos seguiam até as terras brasileiras para trazer ou buscar cargas, os nossos caminhões também foram incorporando essa moda com as frases que, muitas vezes, eram um recado e, em outras — a maioria —, só queriam divertir mesmo.

E as frases de para-choque ganham o Brasil

Foi nos anos 80 que as frases de para-choque de caminhão tiveram seu auge, principalmente para personalizar ainda mais seus caminhões, que já vinham se transformando em um lar sobre rodas. O investimento em conforto, recursos tecnológicos e demais itens precisava contemplar também a escolha da frase que ia representar o pensamento do motorista.

Atualmente, não se veem tantos caminhões com frases em seus para-choques por conta da terceirização de frotas, que, em geral, apresenta veículos que obedecem a certas padronizações.

Mas, com certeza, criou-se uma espécie de “cultura do caminhoneiro” que nunca vai morrer, pois muitas das frases passam lições de vida. E ainda podemos encontrar diversas delas espalhadas pela internet.

Os pintores dessa “arte na estrada”

Lá nos anos 50, os caminhões de nossos hermanos não tinham apenas as frases, mas também contavam com pinturas. Já aqui o que realmente se estabeleceu foram as frases. Os pintores eram artistas, que, em geral, trocavam o trabalho de pintar o para-choque por caronas e dinheiro.

Com o tempo, eles tinham verdadeiras coleções de frases, que eram catalogadas em caderninhos que os pintores de para-choque carregavam a todo lado para que os caminhoneiros pudessem escolher o que estampar em seus caminhões.

Frases de para-choque de caminhão e seus significados

As frases, que sempre são curtas para caber no para-choque, podem rimar ou não e trazem diversos significados. Obviamente, queriam transmitir uma mensagem, revelando muitas vezes alguma informação do dia a dia do caminhoneiro.

O objetivo, em geral, era que a frase fosse engraçada, trouxesse alguma inspiração, ou, ainda, transmitisse os sentimentos e a identidade do motorista. Além disso, também era uma forma de “carregar” a família consigo durante as longas viagens, tanto que muitas delas são inspiradas nas mulheres ou nos demais parentes.

Um exemplo é “Pai herói”, que era uma das tradicionais, indicando que o motorista é filho de caminhoneiro. Vamos ver mais algumas frases de para-choque de caminhão? Dividiremos por tipo ou temática. Divirta-se!

 

Lições de vida e religiosidade

Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça.

O sol nasce para todos; a sombra para quem merece.

Se não fosse o otimista, o pessimista nunca saberia como é infeliz.

Dirigido por mim, guiado por Deus…

A felicidade não é um destino onde chegamos, mas sim, uma maneira de viajar.

A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato.

A pior das sextas-feiras ainda é melhor do que a melhor das segundas-feiras.

A Serviço de Deus.

Veja os teus erros, depois corrija os meus.

Sou grande porque respeito os pequenos.

Se queres achar amizade, doçura e poesia em qualquer parte, leva-as contigo.

 

Presença marcante da figura feminina

Farol alto na cara é como mulher gritando no ouvido.

Casei-me com Maria, mas viajo com Mercedez.

Turbinado no pé, reduzido no mé, carona só pra muié.

Vou rezar 1/3 para arrumar 1/2 de levá-la para 1/4 jogar suas roupas em 1/6 e te provar que 1+1=3.

Mulher bonita e melancia grande ninguém consegue comer sozinho.

Troco uma mulher de 40 por duas de 20.

Adão que foi feliz de não ter sogra e morar no paraíso.

Adoro as rosas, mas prefiro as trepadeiras.

Em casa, minha mulher é o governo; a sogra, o ministro da defesa e eu o ministro da despesa!

A mulher foi feita da costela… Imagine se fosse do filé.

A única mulher que andou na linha, o trem pegou.

Casamento não é bom e isto é fato verdadeiro, pois o diabo não se casou e Jesus morreu solteiro.

 

Definições do motorista ou do caminhão

Não sou notícia ruim mas ando muito e depressa.

Não sou detetive mas só ando na pista.

Não sou orquestra, mas vivo no conserto.

 

Noticia retirada do site: https://blog.proteautobrasil.com.br/como-surgiu-a-frase-de-para-choque-de-caminhao-veja-essa-curiosidade/

Voltar