Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

30/01/2023

Existe a possibilidade dos caminhoneiros serem substituídos por robôs?

Na Estrada

No mundo inteiro a profissão de caminhoneiro vem sofrendo quedas significativas.

Cada vez menos jovens vem se interessando pela profissão, fazendo com que a dificuldade nas contratações de caminhoneiros seja cada vez maior.

Pensando nestas dificuldades e visando a redução de custos, dezenas de empresas ao redor do mundo trabalham para fazer com que caminhões sejam totalmente robóticos, e que transitem de forma autônoma.

Empresas tem desenvolvido caminhões autônomos que operam no meio do trafego pesado, mas o que ainda segura o avanço neste segmento é a falta de previsibilidade de algumas operações, climas e problemas de infraestrutura, que afetam a leitura clara dos sensores e radares dos caminhões.

A grande diferença é que os motoristas humanos conseguem responder rapidamente a ocorrências inesperadas, preparados para enfrentar dificuldades que apareçam de forma repentina.

Já o sistema autônomo, ainda não aprende sozinho e só reage as funções em que é programado.

Apesar de ser uma novidade, a tecnologia autônoma trás inúmeras vantagens. O caminhão não precisa parar, a não ser para abastecimento, por não precisar comer, ir ao banheiro e dormir, além do sistema operar o caminhão de forma mais suave e econômica, reduzindo custos de operação e manutenção.

Mas não se preocupe, pois essa mudança não acontecerá tão cedo e será de maneira gradativa.

A tecnologia ainda tem muito a evoluir e os caminhoneiros ainda serão indispensáveis por muito tempo.

Voltar