Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

03/11/2021

Novembro Azul, o mês de combate ao câncer de próstata

Curiosidades

Com causa de morte de 28,6%, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, sendo que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizado abaixo da bexiga e sua principal função é a produção de espermas.

O câncer de próstata em sua fase inicial não apresenta sintomas e quando alguns sinais aparecem, cerce de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

 

As principais causas do surgimento do câncer de próstata são:

- Idade

Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem os fatores

 

- Histórico de câncer na família

Pessoas que possuem pai, irmão, tio, diagnosticados antes dos 60 anos, possuem 3 vezes mais chance de desenvolver o câncer.

 

- Estilo de vida

Consumo excessivo de álcool, sedentarismo, tabagismo e má alimentação são hábitos que aumentam o risco da doença.

 

- Obesidade

A gordura corporal em excesso deixa o organismo em constante estado de inflamação, afetando a produção de hormônios e ó aumento de células desordenadas, dando origem a tumores.

 

- Uso de anabolizantes

Os anabolizantes fazem com que as células se desenvolvam de forma desenfreada e o risco de surgimento de tumores é maior.

 

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Homens a partir de 45 anos devem procurar o urologista e conversar sobre formas de exames a serem feitos para cada caso. O câncer de próstata tem cura e o grande fator é o diagnóstico precoce, com a possibilidade de até 90% de chance da remissão do problema.

Voltar