Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

24/10/2022

O caminhão perdeu o freio. E agora?

Na Estrada

Você sabe por que o caminhão perde o freio? Preparamos um material sobre as causas das falhas na frenagem e o principal, como agir se isso acontecer e evitar acidentes mais graves nas estradas.

Mas antes precisamos entender por que o caminhão pode perder o freio.

Os caminhões por serem veículos muito pesados, possuem um sistema de frenagem diferente dos carros linha leve.

O sistema de freio dos caminhões é pneumático ou a ar e possui diversos componentes que levam o ar comprimido para os eixos traseiros, dianteiros, além do estacionário, freio motor, buzinas e uma série de acessórios.

 

Como funciona o sistema pneumático?

O compressor gera pressão no sistema e o ar comprimido é enviado ao regulador que controla a pressão e expulsa o excesso para fora.

A pressão é enviada aos sistemas do caminhão, e no caso do freio, quando o pedal é apertado, ele sofre a ação do ar comprimido que possibilita o contato da lona com o tambor de freio nas rodas, fazendo com que o veículo.

O que pode acontecer é que em uma descida de serra, o motorista fica muito tempo com o pé no pedal de freio, fazendo com que a lona e o tambor aquecem demais e diminua o atrito entre eles, afetando diretamente na frenagem.

 

E o que fazer quando ficar sem freio?

O primeiro passo é sempre manter a manutenção do veículo em dia, assim como a troca de peças e componentes desgastados.

Uma atitude que pode evitar o desgaste excessivo do sistema é a utilização, sempre que possível, do freio motor e da redução de marchas, deixando assim as rodas mais frias na frenagem.

Se durante a viagem, o caminhão perder o freio em uma pista ingreme, tome as seguintes atitudes:

- Intercale as pisadas nos freios aos invés de segurar fundo com o pé. Fazendo isso, possivelmente a lona e o tambor esfriarão um pouco.

- O freio do pedal não responde? Utilize o freio estacionário, de estacionamento, freio de mão ou o macaco, mas fique atento, pois o caminhão pode patinar.

- Vá reduzindo as marchas aos poucos para o caminhão ir perdendo velocidade. Mas cuidado para as marchas não "enroscarem" e você não conseguir engatar mais nenhuma.

- Se nenhuma alternativa der certo, procure uma caixa de brita ou alguma rota de fuga para sair com segurança da pista.

Voltar