Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

03/05/2022

Os perigos que o excesso de carga no caminhão pode causar

Curiosidades

Até que ponto vale a pena a redução de custos e o aumento do lucro?

É muito comum ver empresas e caminhoneiros utilizarem a prática do excesso de peso para transportarem mais e com isso ganharem mais. Mas o risco vale a pena?

Estar sujeito a multas pesadas, além de colocar em xeque o desempenho, a estabilidade e a integridade do caminhão. O sobrepeso coloca vidas em risco.

É essencial que todos tenham a consciência de que cada veículo possui um limite de peso que deve ser respeitado para se manter a eficiência das atividades.

 

Qual o limite de peso?

Cada fabricante indica o limite técnico de seu caminhão, mas a capacidade legal é definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (ConTran)

Normalmente os fabricantes indicam uma capacidade de carga maior que a determinada na legislação para oferecer maior resistência à estradas brasileiras.

De acordo com a capacidade legal, o ConTran define o seguinte:

• 1(um) eixo direcional e 2(dois) pneus – Capacidade 6 Ton. / 2(dois) eixos direcionais com 1(um) pneu em cada ponta do eixo – Capacidade 12 Ton.

• 1(um) eixo com 2(dois) pneus de cada lado – Capacidade 10 Ton.

• 2(dois) eixos com 2(dois) pneus em cada ponta do eixo, com distância maior que 1,20m e menor ou igual a 2,4m – Capacidade 17 Ton.

 

O cálculo total

O peso bruto é o peso do caminhão mais o adicional da carga.

Para sabermos o quanto o bruto pode carregar, devemos descobrir o peso da Carga Líquida (CL) que é o Peso Bruto Total (PBT) menos a soma do Peso do Caminhão (PC) com o Peso da Carroceria – Tara (PT).

CL = PBT – (PC + PT)

 

Quais os principais perigos do excesso de peso?

Além do risco de aplicações de multas pesadas, os caminhões sofrem com a diminuição drástica da eficiência dos freios e o desgaste prematuro do conjunto de tração.

O transporte de carga em excesso provoca desgaste anormal do sistema de embreagem, deixando a caixa de marchas e o diferencial mais vulneráveis a falhas e quebras.

A estabilidade do veículo é outro ponto afetado com o excesso de carga. Existe um grande risco de tombamento do caminhão em pontos de curva e pontes, bem como em situações de ultrapassagem em alta velocidade.

Vale lembrar que além da redução da vida útil dos sistemas do veículo, o sobrepeso de cargas afeta a pavimentação de pistas e rodovias, acelerando a degradação da malha asfáltica.

Voltar