Catálogo Eletrônico WhatsApp Logo

31/08/2022

Setembro Amarelo: o mês para se estimular a saúde mental

Curiosidades

Uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o Setembro Amarelo surgiu para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, alertando a população a respeito deste tema que sempre foi um tabu na sociedade.

As razões para o suicídio podem ser bem distintas. Segundo um estudo da UNICAMPO, 17% dos brasileiros já pensaram em dar fim em sua vida e desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Por isso a prevenção é tão importante e o primeiro passo é a educação. O compartilhamento de informações, principais causas e formas de ajuda, podem reduzir o número de taxas de suicídio no Brasil.

A ajuda pode vir de amigos, parentes, colegas de trabalho, ou de alguém próximo de quem precisa.

Fique atento a comportamentos, mudanças de hábito, perda de interesse por atividades que gostava, descuido da aparência, queda de desempenho no trabalho, apetite e sono alterados, frases relacionadas ao sentimento de culpa ou desejos de morte, podem indicar que a pessoa precisa de ajuda.

Uma das principais causas do suicídio é a depressão, por isso, se você sente alguns destes sintomas, converse com alguém próximo, ou ligue para o CVV (Centro de Valorização da Vida), onde existem voluntários treinados e prontos para conversar, gratuitamente, 24 horas por dia, pelo fone 188.

 

A saúde mental do caminhoneiro

Todos sabemos como a vida do caminhoneiro exige muito de seu emocional. Dificuldades nas estradas, muito tempo longe da família, horas marcadas para entrega de carga, riscos de acidentes. Diante destes e de outros desafios, os caminhoneiros se encontram em uma rotina de estresse e exaustão.

De acordo com pesquisas, a atividade de caminhoneiro é uma das profissões que mais oferece risco de problemas de ordem psicológica.

Os sintomas da depressão normalmente surgem em baixa intensidade, e pioram ao longo do tempo, causando sofrimento e incapacidade para trabalhar.

O caminhoneiro, percebendo mudanças de comportamento em sua vida, deve procurar um profissional. Consulte um psicólogo, eles são orientados a te ajudar a compreender o que se passa com você. Não se sinta constrangido, pois isso causa a negligência da situação e faz com que seu quadro clínico piore cada vez mais.

 

Os sinais mais comuns que podem indicar a depressão no caminhoneiro:

  • Nervoso, tenso ou sempre preocupado
  • Dormir mal
  • Se isolar socialmente
  • Sentimento de tristeza
  • Dores de cabeça
  • Dificuldades para tomar decisões
  • Má digestão
  • Cansaço frequente
  • Falta de clareza nos pensamentos
Voltar